domingo, 1 de janeiro de 2017

2017 - dias úteis para o trabalho



C
hegamos a 2017. Um novo ano, uma nova etapa em nossa vida. 2016 foi um ano conturbado, com muitos mais baixos do que altos. O país viveu numa panela de pressão, principalmente com o impeachment da Presidente Dilma, que apesar de passar por todas as etapas previstas na Constituição, uma parte da população, sob a liderança de Lula, ainda julga, sem qualquer fundamentação legal, que foi golpe.

Se pensarmos em política, o espaço seria até pequeno para comentarmos os poucos prós e os muitos contras que abalaram o país.  Se formos para os outros campos, como o esporte, por exemplo, as Olimpíadas seriam o ponto alto. Não ganhamos a quantidade de medalhas que gostaríamos de ganhar, mas algumas delas foram conquistadas em esportes que não chegávamos nem perto nas edições anteriores. 

Um grande destaque, não poderia deixar de ser, foi a tão esperada medalha de Ouro no Futebol, que se não chega a ofuscar as demais, veio para preencher a única lacuna aberta na galeria de nosso esporte número 1.

Mas 2016 se foi, e o que temos para 2017?  Entre outras coisas, uma é especial nos papos de nossa Turma, o quanto aqueles que ainda não se encontram como “vagabundos sociais”, conhecidos como aposentados, vão ter que trabalhar em 2017.

São 365 dias, divididos em 52 semanas, o que significa dizer que temos 104 dias para os finais de semana, para a maioria mensalista, por exemplo, são 335 dias (menos 30 relativos às férias) e claro, menos 4 semanas deste mês de férias, ou seja, restam 239 dias chamados úteis (335 – (48*2) = 239).
Mas essa galera ainda tem várias folgas válidas, inclusive inevitáveis enforcamentos.

Janeiro começa num domingo e muita gente de férias, mas quem preferiu outro mês, é trabalho direto até o dia 31, terça-feira.

Em Fevereiro, o pessoal tem a primeira grande folga. Sem contar as saídas disfarçadas, o carnaval acaba na quarta-feira de cinzas, o que significa 3 dias de folias, sem trabalho. O total cai para 236.

Março é um mês chato, sem folgas, mas em abril, a semana santa colabora com a esperada sexta-feira santa, dia 14 em 2017, e em 21 de abril comemora-se o Dia de Tiradentes. Para nossos incansáveis trabalhadores, ainda resta o dia 23, quando comemora-se o Dia de São Jorge, mas que em 2017 infelizmente não conta, é no domingo. O total agora são 234 dias úteis.

Dia 1° de maio é o Dia do Trabalhador, logo, ninguém trabalha. Mais um final de semana prolongado e os dias úteis caem para 233.

Mês de junho, Corpus Christi, dia 15, é numa quinta-feira, o que acarreta, para a maioria de nossos amigos, um pequeno enforcamento na sexta. Somam então, 231 dias úteis.

Julho e agosto, passa direto, sem chances, outros meses chatos.
 
Dia da Independência do Brasil, 07 de setembro, outra quinta-feira, nem precisamos pensar muito, mais uma esticada, e o ano passa para 229 dias de trabalho.

12 de Outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, e também o dia das Crianças, cai em outra quinta e vale por dois. Além da comemoração do Dia do Funcionário Público, que neste ano cai num sábado, e não conta. Total de 227 dias úteis. O pessoal já aposentado adora esse mês.

Novembro é um mês interessante. Dia de Finados cai numa quinta, emenda na certa. Dia 15 de novembro, quando comemoramos a Proclamação da República, cai na quarta, e muitos vão fazer de tudo para uma folga mais esticada. Na média vamos considerar apenas mais 1 dia pois alguns não conseguirão o merecido descanso. Na total, menos 3 dias, e passamos para 224 dias úteis. Mas no Rio de Janeiro, dia 20, segunda-feira, comemora-se o dia de Zumbi dos Palmares, ou seja, mais 1 dia em casa. O total passa para 223 dias.

Natal, 25 de dezembro, segunda feira, o que faria encerrar o ano com 222 dias úteis mas para a galera carioca, o dia 8, segunda-feira, é Dia de Nossa Sra. Da Conceição, o que abate mais um dia na contagem geral, e nos leva para 221 dias úteis.

Importante observar que existem ainda muitas Datas Comemorativas, que muita gente se envolve e não trabalha em seus postos. Não dá para considerar o total, mas pensamos em apenas mais 3 dias de folga entre as mais de 20 datas oficiais existentes.  Total aproximado de 218 dias úteis de trabalho.

Muitos não ficarão doentes, mas as doenças e acidentes existem, e com certeza alguns de nossos amigos perderão uns dias no ano, logo não podemos desprezar.  Mesmo que não seja uma média real, de acordo com algumas informações de mercado, o brasileiro perde cerca de 10% do seu tempo com ausências relativas à saúde, seja por acidente, exames ou doenças.  Arredondamos para 22 dias úteis, o que perfaz um total aproximado de 198 dias úteis, em média de trabalho total para o Estado do rio de Janeiro.

Comparando com os 365 dias do ano, significa dizer que na média, o carioca tende a trabalhar cerca de 54% dos dias do ano, ou seja, praticamente a metade da quantidade de dias em 2017.
 
Como se vê, o pessoal que batalha não precisa reclamar, 2017 vai ter um bom tempo para se encostar no “bistrô” e degustar umas geladas.



Nenhum comentário: