domingo, 6 de outubro de 2013

Música com pesseguetes

O
 tempo passa e agradecemos cada vez mais poder estarmos aqui e registrarmos  algumas de nossas passagens, de nossas aventuras, de nossas lembranças.
De vez em quando nos lembramos de fatos que nos fazem escrever e corremos para não deixar fugir aquela luz que passou por nós.
E talvez pela faixa etária de nossos companheiros, a troca de email ainda é o veículo mais constante em nossas conversas, mas não é o melhor para guardarmos as trocas de idéias e conversas.

Hoje, lemos uma mensagem encaminhada ontem, dia 5, de nosso Comandante
Svieirovisky:

To: correadutra@yahoogrupos.com.br
From: vieira@mvdeventos.com.br
Date: Sat, 5 Oct 2013 02:02:56 -0300
Subject: [correadutra] Muito Especial

 
Caro Kibe,

Acabei de assistir uma entrevista do Milton Nascimento e Wagner Tiso no Jô Soares, lembrei daqueles momentos maravilhosos que ouvíamos todos os LP’s deles em apenas um dia, (Na Senador Vergueiro) bebendo uns bons Dinks, e analisando as letras destas músicas inigualáveis que eles faziam. (Também o Clube da Esquina).

Não é saudosismo, simplesmente são musicas que tocam no coração, no ego, na alma, sei lá o que de maravilhoso que estavam dentro destas composições,

Voltei no túnel do tempo,

OBRIGADO MILTON pelas suas letras/músicas.

SVieirovisky

Era encaminhada para o parceiro Kibe. E é claro que ele sabia que o Kibe não perderia a oportunidade de responder, e com mais detalhes daquela época, daqueles dias.

Mas um pouco antes de Kibe, outro saudosista se apressou a deixar seu recado:



De: Carlos Teixeira
Para:
 Correa Dutra  
Enviadas:
 Sábado, 5 de Outubro de 2013 12:06
Assunto:
 RE: [correadutra] Muito Especial


E uma das bebidas prediletas era o Pesseguete ......

BN

Carlos Teixeira, o Beto Nariba, foi logo na “boa” lembrança dos drinks, pois sem os “pesseguetes”, dificilmente  as “análises” das músicas de Miltom e Wagner Tiso seriam tão profundas como as lembranças de Svieirovisky.

No mesmo dia Kibe também respondeu. E como esperado, nosso parceiro, mais uma  vez acertou no texto e nos fez ouvir Miltom e confirmar que música boa não tem idade.


De: Luiz Machado
Para:
 "correadutra@yahoogrupos.com.br"  
Enviadas:
 Sábado, 5 de Outubro de 2013 13:09
Assunto:
 Re: [correadutra] Muito Especial

Caros amigos,


A primeira vez que ouvi Milton, foi no segundo andar da Sears, naquele simpático bairro, que fica entre Copacabana e o Flamengo. Ali ficava o departamento de discos, e não por acaso lá estava eu, matando aula do Pedro II, quando eu vi a capa de um disco que me chamou a atenção. Tinha dois meninos, um pretinho e outro moreninho, tipicamente meninos do interior de Minas. Achei interessante e quando abri o álbum, li que tratava-se de um "clube de esquina"; cujo comandante chamava-se Milton Nascimento.
A única música que conhecia do Bituca, até então, era Travessia. Um ícone da MPB que a maioria dos senhores já deve ter cantado nos acampamentos ou nos chuveiros de suas casas. Ali tinha mais. Muito mais. E foi uma coisa que bateu forte e que mexeu comigo, pois a poesia do Fernando Brant (parceiro eterno) na voz do Milton bateu forte em meu coração. Tinha que comprar aquele disco. 
Comprei-o meses mais tarde e foi o primeiro da coleção que guardo até hoje - bolachões originais. Infelizmente não me atualizei o suficiente para recomprá-los masterizados e transformados em cópias digitais. Tenho alguns porém.
Mostrei-os aos amigos e nas tardes de sábado transformou-se quase em uma tradição, saborearmos um Pesseguete ou cervejas e pizzas, ouvindo Milton e seus amigos...com meus amigos.

Não Vieira, não é saudosismo. É história. Nossa história; e se olharmos com mais profundidade, esta época foi uma das mais ricas da MPB; e nós participamos dela.

Fui.
Kybe

Em pleno século XXI, artistas na faixa dos 70 anos, como Miltom Nascimento, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Nei Matogrosso, Rita Lee, por exemplo, e para não falar dos estrangeiros, ainda estão em plena atividade, com platéias de todas as idades.

É um papo gostoso e sei que mais alguns irão deixar seus recados, mas foi mais uma oportunidade de registrarmos um período de nossas vidas, com canções que realmente nos marcaram, e continuarão marcando para sempre.

Obrigado, Svieirovisky, Beto e Kibe, pela oportunidade de registrarmos mais um pouco de nossa história, que sem esses artistas, com certeza não seria tão interessante.

E continuamos atentos, ainda temos muito para contar.


Um comentário:

Amaro disse...

Galera,


O local preferido para saborear esses momentos musicais, sempre foi na casa do Ismael com muito álcool e quitutes preparadas pela Flooooooooooooooooooooooora !!!

Saudades 10000000000000000000000000000000000 !!!!!!!!!!!!!