sábado, 16 de outubro de 2010

Praça José de Alencar, anos 40

  Estava pesquisando um restaurante que havia na Praça José de Alencar. Ele ficava em prédio antigo, amarelo, com janelas pequenas, bem na esquina da Conde Baependi com Rua do Catete. Hoje tem um espaço onde se vende artesanatos e uma loja de tintas. Estive neste restaurante algumas vezes com meu pai, mas não me lembro o nome. 
  Então, me deparei com esta postagem de um site bem interessante, que convido os senhores a visitarem.
  O texto é do André Decourt, a quem mesmo sem conhecer Drinks&Kibe agradece e dá os devidos créditos.


andredecourt's photo de 18/10/06
  
   Hoje estamos fazendo um post duplo com o fotolog de Luiz D’arcy (http://fotolog.terra.com.br/luizd), que mostra a mesma região aqui mostrada com pelo menos um 70 anos de diferença.





 Nossa foto também não deixa de ser desconcertante se compararmos o mesmo local hoje com o mostrado nas fotos. O mais impressionante é que ao contrário de outros logradouros da cidade como o Largo da Carioca a Praça José de Alencar pouco mudou nas suas dimensões físicas desde o sec. XIX.
  A estátua do grande escritor inaugurada em 1897, continua no mesmo largo desde dessa época, mas já tendo mudado de lugar e posição diversas vezes ao longo de seus quase 110 anos.
  As ruas que chegam à praça também são as mesmas, de desde a metade do sec. XIX.
  Mas porque tanto a foto de hoje, como a foto postada do Luiz geram essa total sensação de desorientação espacial?? Não obstante a estátua ter mudado de posição pelos menos umas 4 vezes durante sua existência, perdendo o referêncial de marco fixo, como chafariz de Mestre Valentin da praça XV, ou a coluna monumental do relógio no Largo da Carioca. Pelo menos 3 ruas que desembocam na praça tiveram seus PA’s modificados ao londo dos anos, duas de forma radical como a Conde de Bapendi e a Barão do Flamengo.
  Fora isso tivemos o Metrô nos anos 70 que consolidou o PA dessas ruas demolindo os velhos prédios remanescentes.
  E por essas constatações que ao vermos a foto de hoje ficamos indagando aonde ficava esse prédio atrás da estátua. a foto pela roupa dos pedestres que passam ao fundo é aparentemente do início dos anos 40, o pavimento da praça está tomado de entulhos que indica que ela está sofendo uma reforma e que possivelmente a estátua tenha sofrido a sua primeira mudança de posição.
  Especulo que esse prédio estivesse em dois lugares, nos dois vértives da rua do Catete, ou na esquina com a Conde de Bapendi, onde hoje há um curioso terreno abandonado quase sem recuo, ou então na esquina com Barão do Flamengo que também sofreu um grande alargamento nos anos 40/50, no logal onde temos o grande posto de gasolina sobre a bandeira da BR distribuidora, lembro que a rua do Catete era parte da nunca terminada Av. Humaitá-Glória e também sofreu grandes mudanças.
  Estão lançadas então as especulações.

Nenhum comentário: