terça-feira, 26 de outubro de 2010

Azeite, sabor e saúde - I

   O fim do ano está chegando e dentre as coisas que saboreamos, uma delas é o azeite, utilizado em diversos pratos da culinária natalina, dentre elas o bacalhau e a maioria das saladas. Hoje em dia o encontramos azeites de várias procedências com boa qualidade e bom preço. 
   Por saber dos benefícios que este complemento alimentar traz à saúde, Drinks&Kibe, dá algumas dicas importantes aos nossos amigos, divulgando um pouco de conhecimento e zelando pela saúde de nossos amigos e amigas bem como de seus familiares. Aproveitem as dicas, façam suas compras de natal antecipadamente, “bom apetit” e saúde!




   A oliveira e o azeite, derivado de seu fruto – a azeitona, fazem parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Inicialmente, eram utilizados exclusivamente como alimentos, porém seu uso foi ampliou-se ao longo do tempo, passando a fazer parte da composição de medicamentos, produtos de beleza e higiene, entre outros. Os gregos atribuíam um uso curioso ao azeite: acreditavam que sua aplicação em massagens era responsável pelo aumento da virilidade. 
   Os olivais cobrem vastas áreas da região mediterrânea, particularmente na Espanha (fato este que justifica a ampla utilização do azeite de oliva na culinária espanhola). Os frutos amadurecem entre junho e outubro e a colheita acontece geralmente entre novembro e fevereiro. A Espanha apresenta tradição na elaboração do azeite de oliva, sendo atualmente, líder mundial em produção.


Benefícios do azeite  

O azeite é obtido através da prensa das azeitonas e passa posteriormente por 4 fases: lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação.
   O azeite é pobre em ácidos gordos saturados e rico em antioxidantes, como a vitamina E. É desde há muito tempo utilizado no mediterrâneo, sendo hoje reconhecido no mundo inteiro pelas suas propriedades nutritivas e organolépticas (propriedades benéficas ao organismo e que impressionam os sentidos).
É um alimento versátil e fundamental para a saúde, pois beneficia a vesícula biliar e o fígado, estimula a secreção da bílis e a tonicidade dos tecidos, atuando igualmente como tônico nervoso. O consumo de azeite é benéfico para as crianças, pois ajuda no seu crescimento e previne a osteoporose.
Como estimula a contração muscular, o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre. A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças, podendo os laxantes mais fortes causar danos.
A ingestão de azeite é positiva para quem sofre de colesterol porque ajudará a dissolver os depósitos de colesterol. No processo de fabricação do azeite existe uma concentração de antioxidantes, que permitem a proteção do organismo contra as agressões exteriores, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares ou do câncer.

Os vários tipos de azeites  

Os principais tipos de azeite são:
• Azeite de oliva virgem: obtido da azeitona madura por processos físicos. Os únicos tratamentos permitidos são a lavagem da fruta, decantação, centrifugação e filtração;
• Azeite de oliva virgem extra: azeite virgem com acidez menor que um grau;
• Azeite lampante: azeite virgem impróprio para o consumo. Destina-se ao processo de refinamento ou a usos técnicos;
• Azeite de oliva refinado: obtido após o refino do azeite virgem. Os processos empregados são a neutralização, a descoloração e desodorização mediante um tratamento com vapor de água. No refino do azeite não é empregado nenhum processo químico.
• Azeite de oliva: trata-se do produto da mistura de azeite virgem com refinado. A proporção de cada um dos azeites é muito variada e é ela que determina o sabor.

Nenhum comentário: